Sobre o portal É Notícia Metropolitano

Enquanto veículo de comunicação da Região de Metropolitano, temos como prioridade reportar o que acontece de mais importante nos municípios da região, levando em consideração a utilidade da informação publicada.

A atuação do É Notícia Metropolitano no web-jornalismo da região é pautada pela busca incessante de melhorar, de evoluir cada vez mais. Sabemos que fazer jornalismo com eriedade, moralidade e baseado em preceitos éticos, exige comprometimento e autofiscalização contínua. E é dessa forma que procuramos desenvolver nosso modo de atuação.

A imperfeição e as falhas naturalmente ocorrem, mas o desejo ininterrupto de minimizá-las nos move. Para nós a informação é produto de relevância na sociedade, por isso objetivamos sempre aperfeiçoar nossa produção para não destoar daquilo que se julga importante no contexto social.

Certamente não damos conta de tudo, às vezes por questões estruturais, às vezes por entendermos não ser algo necessariamente digno de se dar repercussão. Primamos por dar visibilidade a fatos que abarquem o máximo possível de interessados no seio social, sem, no entanto, omitir ou excluir interesses de minorias que possamos julgar relevantes.

Entendemos a “proximidade”, critério de noticiabilidade estudado na academia, como o baluarte de nossa produção, realçando de maneira mais incisiva e constante aquilo que ocorre na unidade da federação em que atuamos: o Pará. Mas, tal realidade não nos permite abdicar de fatos que chamam a atenção em nível nacional e, às vezes, até em nível internacional.

Para o É Notícia Metropolitano, não basta dar a informação. Consideramos primordial oferecê-la ao nosso público de modo que este seja respeitado. Nossa política zela pela informação sem “espetacularização ou sensacionalismo torpe”, abdicando do uso de imagens chocantes, que configuram claro desrespeito ao público e aos personagens ora mostrados.

Além disso, direcionamos com frequência nossa atenção para a fiscalização da gestão pública, por entendermos que a mídia possui papel importante nesse processo. Dar transparência aos atos do poder público é uma forma de contribuirmos com o acesso a informações importantes por parte das pessoas.

Certamente não resolveremos as mazelas públicas, mas enquanto profissionais do jornalismo e enquanto cidadãos, entendemos ser relevante a publicação de ações (ou omissões) daqueles que ocupam as esferas de poder.

É Notícia Metropolitano - Blog de Notícias