Prefeitura de Belém anuncia o fim do ensino médio na Escola Bosque de Outeiro; comunidade reclama

Redação Por: Redação

Educação Novidades

148 Visualizações

Publicado em 13/12/2018 17:39h

Prefeitura de Belém anuncia o fim do ensino médio na Escola Bosque de Outeiro; comunidade reclama

Escola Bosque em Outeiro, distrito de Belém — Foto: Reprodução 

Alunos, professores e comunidade estão preocupados com o anúncio feito pela Prefeitura de Belém que o ensino médio será descontinuado na Fundação Escola Bosque, no distrito de Outeiro, em Belém. Em 2019, será o início da última turma do primeiro ano do ensino médio no espaço.

De acordo com a presidente da Fundação Escola Bosque, Beatriz Padovani, o motivo do encerramento do ensino médio na escola foi uma recomendação feita pelo Ministério Público do Pará (MPPA).

“O ensino médio será progressivamente extinto na escola bosque em virtude de uma recomendação do Ministério Público e em razão da própria legislação, que determina que a prioridade do município seja a educação infantil, ensino fundamental e também abrindo a oportunidade da educação em modalidade, no caso a educação profissional, que sempre será um dos objetivos principais da Fundação Escola Bosque”, disse a presidente.

Segundo com a promotora de Justiça e Educação do Ministério Público, Graça Cunha, a recomendação feita não significa que tenha que ser encerrado o ensino médio na Escola Bosque, mas uma preferência do poder público municipal nos ensinos infantil e fundamental.

“É uma recomendação que foi expedida ao prefeito de Belém no sentido que, priorizassem o investimento na educação infantil e no ensino fundamental. Não era uma recomendação para que extinguisse a oferta do ensino médio”, concluiu.

Com cerca de 2 mil alunos matriculados, o fato da descontinuidade do ensino médio não deixou a comunidade de Outeiro satisfeita. O líder comunitário Evandro Valente considera uma falta de respeito com os moradores da ilha.

“Isso é uma falta de respeito não só com os alunos, mas com toda a comunidade do distrito de Outeiro e os líderes do passado que lutaram para esse projeto aqui existisse hoje”, afirmou.

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque nasceu em 1996, a partir de uma necessidade dos moradores da ilha. A proposta da escola foi criada pelo sociólogo Mariano Klautau, para atender alunos da educação infantil até o ensino médio profissionalizante com o foco na prática pedagógica da educação ambiental. Por anos a escola foi referência em ensino e pesquisa.

“O sentido da existência da Escola Bosque é a formação desde a educação infantil até a formação técnica de nível médio. Quando ela retira o ensino médio da Escola Bosque, ela tá acabando com a Fundação Escola Bosque, tirando o principal, que é a formação do técnico em meio ambiente, para ajudar na construção de um ambiente melhor na ilha de Outeiro”, explicou o professor Nairo Bentes.

Fonte: G1 PA

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Metropolitano - Blog de Notícias